, , , ,

O envelhecer, o desencanto, o tempo, o nada

 “Não se pode escrever nada com indiferença”.

Assim é Simone de Beauvoir em todas as suas obras.  A escritora francesa confirma a sua própria máxima na obra “Mal-entendido em Moscou”. O texto foi escrito entre 1966 e 1967, após Simone e seu companheiro, o filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre, visitarem a capital da então União Soviética. A princípio, a novela faria parte do conceituado “Mulher Desiludida”, mas na última hora foi substituída pelo texto “A idade da discrição”.

Leia mais

A importância da boa comunicação no segmento saúde

O ano era 1986. Eu acabava de ser contratada por uma pequena agência de assessoria de imprensa para atender diferentes contas, entre elas quatro da área de saúde. Estava no terceiro ano de jornalismo e, naquela época, assessoria de imprensa não fazia parte do currículo em 99% das poucas faculdades de jornalismo de nosso país. Porém, tive a sorte de estar cursando a Universidade Metodista do Estado de São Paulo. Lá fui apresentada à essa atividade, e me encantei.

Antes disso, passei por algumas redações, como um pequeno jornal de bairro, a Gazeta de Vila Prudente, pelo Estado de S. Paulo e Veja, sempre como aprendiz, ou foca, como é conhecido o iniciante das redações. Tive também uma breve passagem pela TV, mas não gostei.

Lá estava eu contratada para atuar na comunicação corporativa. Era um grande desafio.

Leia mais

Procura-se cliente estrela

Na Ágora Escritório de Comunicação preferimos chamar nossos clientes de parceiros. Entendemos que a relação que estabelecemos entre todos é sempre de troca. Uma troca importante de experiência e conhecimento. Sempre alertamos aos nossos colaboradores que podemos entender de comunicação, mas do negócio assessorado, o cliente/parceiro é quem detém todo conhecimento.
Leia mais

O texto tem a interpretação de quem o lê

escreverSempre considero importante voltar a repetir essa minha constante afirmação: “o texto sempre tem a interpretação de quem o lê e dificilmente de quem o escreve”. Já expliquei minuciosamente essa colocação em muitas aulas que ministrei. Porém confesso não saber mais se a citação é de algum autor ou se é minha; já a absorvi. Por isso, peço desculpas ao possível autor e licença para continuá-la usando sempre que perceber essa verdade, não absoluta, claro, mas uma importante verdade no dia a dia de qualquer redator.

Leia mais

Qual o perfil do profissional de comunicação que você busca?

A competição em mercados cada vez mais complexos exigiu mudanças radicais na Comunicação das organizações, não havendo mais espaço para a mentalidade tradicional. Essas transformações influenciaram diretamente nos objetivos, na missão, nos valores e nos processos operacionais e comerciais das instituições. Ou seja: ou muda, ou morre. O novo formato de comunicação, que considera diferentes públicos e, consequentemente, novas regras para comunicar as informações das instituições, começa a ser desenhado a partir da mudança no cenário político, econômico e social das grandes organizações, que teve início após a denúncia de inúmeros escândalos financeiros.

Leia mais